Terça-feira, 13 de Outubro de 2009
Maitê Proença - Que tal proibir-lhe a entrada no País?
  
 

Chegou ao meu blogue esta preciosidade, que aconselho vivamente que seja visionada por todos os que tiverem acesso à internet. Confesso que, quando li o e-mail que o acompanhava, não acreditei e fui ver. Fiquei boquiaberta.

Passo a explicar. A actriz brasileira, que já visitou várias vezes o nosso país para representar em palco, ou para vender os livros de que é autora, colabora no programa Saia Justa no canal GNT. E assim, aproveitando a sua estadia em Portugal, resolveu enviar uma pequena reportagem sobre o nosso país para o dito programa.

E o que fez a senhora? Com uma total falta de respeito, gozou com todos os portugueses, terminando a cuspir à porta do Mosteiro dos Jerónimos! A falta de cultura que denota é igual à sua pobreza de espírito.

Porque o humor é uma arte, mas o escárnio e mal-dizer é outra coisa muito diferente. Eu sei que nós portugueses sofremos de um eterno complexo de inferioridade, e passamos a vida a pedir desculpas a tudo e a todos.

Engraçado como países tão recentes como os Estados Unidos têm um orgulho desmedido nas mais pequenas conquistas, enquanto nós, que efectivamente "demos mundo ao mundo" como dizia o poeta, olhamos para o lado e assobiamos quando uma criatura como esta é capaz de ser tão vulgar e tão rude.

Da próxima vez que comprarem um bilhete para uma peça com Maitê Proença, um dos livros ou simplesmente assistirem a uma novela em que a dita participe, lembrem-se que nós portugueses ( "O Manuel", forma insultuosa com que somos muitas vezes apelidados no Brasil) merecemos desta senhora os comentários que constam neste vídeo. Por mim, vou divulgar exaustivamente esta pérola!

 in  Destak 13 | 10 | 2009

 

veja o video:http://www.youtube.com/watch?v=1GCAnuZD7bk



publicado por Luísa Castel-Branco às 11:45
link do post | comentar

33 comentários:
De Edmundo Fernando Camisão a 13 de Outubro de 2009 às 12:21
Hoje fiquei muito feliz ao ver o Destak onde a sra. divulgou o quanto é ridicula a Maite Proença, eu ja tinha enviado esse video para os canais de tv e inclusive para as autoridades mas sem resposta, espero sim que a Sra. divulgue bem como somos vistos no Brasil, sou portugues e vivi lá 45 anos agora estou de volta e posso lhe afirmar que os brasileiros não gostam dos portugueses somos motivo de anedota para eles só fico triste como as TVs de Portugal divulgam tanto o Brasil porque la e justamente o contrário estudei lá e o que ensinam nas escolas é que Portugal enquanto esteve lá só roubou. Aproveito para lhe enviar outro video mais ou menos do tipo desse. Por favor divulgue isso se possivel com mais destaque. http://www.youtube.com/watch?v=i5spJ7GexRU.

Cumprimentos

Edmundo Camisão


De Paulo Mesquita a 13 de Outubro de 2009 às 12:22
Estou banzado e nem acredito no que vi e ouvi.....

Eu sugiro que seja criada uma petição online para que a novela da SIC Caminho das Indias, onde esta "senhora" tem o papel de Nanda, seja retirada de imediato do ar.

Acho ainda que não deveria voltar a ser permitida a entrada desta senhora em Portugal.

Os meus cumprimentos.


De António Paiva a 13 de Outubro de 2009 às 12:34
Olá Luísa,
Eu já tinha conhecimento do vídeo dessa "senhora" e como pertenço a um grupo do Yahoo, enviei para lá o vídeo em causa. Muitos amigos, brasileiros, disseram-me que ela é uma "grossa". Foi o termo utilizado para definirem essa "senhora". Embora me pareça não ser fácil barrar-lhe a entrada em Portugal, é muito fácil ter à chegada ao aeroporto uma recepção à altura do seu merecimento.
Cumprimentos
António Paiva


De matilde a 13 de Outubro de 2009 às 13:38
Olá Luisa,
leio sempre com muito interesse as suas crónicas.
não é meu hábito fazer comentários, mas este não podia passar. daí que mandei um email à dita senhora,
que se o fosse não se sentava da maneira que estava no tal programa.
Os meus cumprimentos


De Edmundo Fernando Camisão a 13 de Outubro de 2009 às 14:00
Aqui vai a URL certa vejam e comentem!!!!
http://www.youtube.com/watch?v=i5spJ7GexRU
Se não der certo digitem no Youtube como pedir pizza em Portugal.
Sra. Luisa muito obrigado pelo espaço e por favor divulgue!!!!!

Cumprimentos


De André Rodrigues a 13 de Outubro de 2009 às 14:06
Olá Luísa, boa tarde!

Fiquei bastante surpreso com este vídeo que acabei de ver, nunca imaginaria que a Maitê Proença, tivesse tamanho atrevimento e desrespeito os portugueses.
É de lamentar que uma figura pública tenha este tipo de comportamento, mas nos dias que correm quem está desenquadrado, neste panorama social, são aqueles que ainda tem um pouco de bom senso.
Desculpo a ignorância história da «senhora», até porque grande parte dos brasileiros desconhece a sua própria historia. (Falo com conhecimento de causa). Também é necessário que alguém lhe diga, que as árvores para as quais a «senhora» aponta são ciprestes e não pinheiros, é que há uma ligeira diferença.
O facto de cuspir para dentro da fonte, talvez tenha sido a esmerada educação que tenha recebido, ainda não alçar a perna, já é uma sorte. Como diz o povo: do mal o menos.
Desculpem o desabafo, mas era impossível passar em branco este triste episódio.

André Rodrigues



De Diana Ribeiro a 13 de Outubro de 2009 às 14:23
Olá, Luísa.

Quando acabei de ver o vídeo fiquei de boca aberta. É que começa mal a reportagem e acaba ainda pior, mas muito pior. Mas como ela ousa fazer aquela figurinha no final? Lá que mostre o número de uma porta ao contrário de uma rua portuguesa, ou que não tenhamos 1 técnico de informática para auxiliar "sua majestade ", não significa que venha acabar a reportagem "insultando" a cultura portuguesa e principalmente a nossa história, vindo de uma pessoa que é muito respeitada no nosso país e que se calhar não existia se não fossem os n/ antepassados. E há mais. Nós sempre defendemos o Brasil e os brasileiros, para o bem e para o mal. E essa pessoa que para mim deixou de ser uma "grande Senhora da representação" deveria ter vergonha pelo que disse do n/ país e mesmo pelo que mostra dos brasileiros. Ela até deveria ter estado calada, que pelo que disse mostrou a realidade do povo brasileiro, sabendo nós que existe milhares (ou milhões) de brasileiros a viver em bairros de latas e em favelas, que muitos ao ver o vídeo até gostariam de ter uma casa igual àquelas que passou na reportagem (mesmo sabendo que tinha um número de porta ao contrário) e sabendo estes que vem uma actriz representá-los acomodando-se num hotel de 5 estrelas, que para a maior parte dos portugueses é um luxo (a sua estadia) e que para os brasileiros deve ser um sonho impossível. Realmente, que vergonha. (e não se esqueçam das outras actrizes convidadas que a apoiaram)


De João a 13 de Outubro de 2009 às 14:24
É sempre interessante ver momentos destes. Enquanto entrevistadas falam bem do nosso Portugal, quanto adoram etc. Mas fazem muitas vezes isso, porque vêem nos portugueses o "Manuel" parvinho e paconho que pode gastar os seus Euros preciosos em produtos de qualidade duvidosa. Esta "actriz" mostrou a cara verdadeira. Propunha como prémio o boicote aos livros dela. Já agora a SIC como máxima embaixadora de produtos da TV Globo devia numa próxima entrevista confrontar esta "Senhora" de uma forma dura com as suas afirmações. Certamente irá tentar-se desculpar com a história do "estava brincando".
Se nós portugueses temos orgulho neste país - que descobriu o Brasil e que graças à nossa economia tem contribuído para que muitas famílias brasileiras possam receber remessas para se sustentarem - deveríamos boicotar esta pessoa de cultura menor. Por ser actriz não se pense ser mais culta. Aliás as pessoas mais cultas e de espírito aberto respeitam e sabem apreciar outras culturas e as suas diferenças.
Apelo a um boicote a tudo relacionado com este caso e dentro dos possíveis que esta personagem seja banido de quaisquer acção cultural que envolva empresas ou instituições portuguesas.
É tempo colocar um caso exemplar e punir as pessoas que tentam ridicularizar a cultura portuguesa.


De Martins a 15 de Outubro de 2009 às 12:54
Não vá por aí, fale tudo o que quiser, mas tenha base. Existem em Portugal cerca de 60.000 brasileiros legalizados. Contra o um milhão de Portugueses no Brasil. Se você realmente acha que a remessa que estes parcos condenados enviam é realmente importante para a economia brasileira, é porque voce como a maioria está absolutamente equivocada. Não defendo a Porca da Mayte. Mas uma coisa é o que o Brasil é hoje, e outra é o que voce gostaria que ele fosse. Espero que voce tenha vida longa, porque o processo que está em curso, tornará o Brasil um país que voces nunca alcançaram. Por isso vá le sobre economia, e não me fale em favelas. Pois isto nós tambem sabemos que o temos. Mas para que o senhor saiba, Portugal hoje depende do Brasil, como do Pão para a boca. Vá e pesquise, não é porque uns coitados andam cá a serem explorados, que os brasileiros virão para cá. O que você me diz dos 100.000 mil portugueses que hoje estão em Angola? O problema é o vosso reflexo no espelho. Portanto meu amigo, antes de falar de economia, vá pesquisar. Petobrás, Embraer, Ambev, Biodiesel, e a compra de 5% da vossa economia. Você atá pode berrar, gritar e escrever aquilo que você acha que é verdade, mas a verdade é só uma, vocês não estão com esta bola toda.


De Rita a 13 de Outubro de 2009 às 14:48
Gostava em saber se os comentarios escritos tem que necessariamente a falar mal...Um fala mata e o outro diz esfola...E vamos todos sair com armas a procura de um infeliz
Sra Luisa, escrevi um comentário no Destak em função desta materia e este foi reprovado( censurado seria a palavra correcta, uma vez que não são escritas palavras de baixo calão ). Somente fiz-me de advogada do diabo. Afinal em Portugal temos programas diarios , inclusivemente na Sic ( em Nós por Cá) que mostram as coisas bizarras de Portugal..Indiquei até vídeos dos Gatos Gedorentos e outros para identicarmos situações até interessantes para não dizer engraçadas...
Neste blog escrevi un comentário onde mostrei o outro lado da moeda e a responsabilidade da escrita..No caso a matéria que foi divulgada neste Blog e no jornal Destak,
Afinal um erro não justifica o outro..Quando somos cidadãos de facto, é necessario cobrar a tal diplomacia...E ponderar seria uma palavra de Ordem...
E assim percebo, com tristeza a existencia da tão famosa censura. ( moderador )
Enfim, é um desabafo que julgo ser necessario.
Apenas tenho comigo, o comentário publicado e que depois foi reprovado...Tenho impresso toda a folha e com todos os comentarios pertinentes..
Triste este episódio de uma cidadã brasileira em terras Lusas..Triste porém é verificar que a Verdade não pode ser expressa.
Atenciosamente,
Rita


De Nuno Costa a 13 de Outubro de 2009 às 15:37
É uma vergonha, um povo que diz que Portugal é a sua segunda pátria e que goza assim com o povo irmão. E nós todos contentes, demos-lhe imensas felicitações pela conquista dos Jogos Olímpicos de 2016. Exige-se um pedido de desculpas e que o vídeo seja retirado do youtube .


Comentar post

.links
.pesquisar neste blog
 
.mais sobre mim
.tags

. todas as tags

.arquivos

. Março 2013

. Janeiro 2013

. Setembro 2012

. Maio 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Fevereiro 2007

. Dezembro 2006

. Setembro 2006

blogs SAPO
.subscrever feeds