Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Luísa Castel-Branco

Boas Festas!

Luísa Castel-Branco, 26.12.09

 

22 | 12 | 2009  

Li numa notícia que os portugueses gastam tanto em presentes de Natal quanto os norte-americanos. Sinceramente, este tipo de notícias lembram-me as sondagens antes das eleições, que não acertam nunca. Exactamente como os estudos que aparecem sobre tudo e mais alguma coisa. Mas basta terem a chancela de uma Universidade, que temos a obrigação de acreditar que é verdade.

A semana passada era um douto professor que descobriu que o mal do ensino português está nos professores. E as explicações para a tese eram fantásticas! Claro que o douto professor nunca olhou para um manual escolar de qualquer disciplina, nem se deu ao trabalho de verificar que um professor agredido por um aluno, se apresentar queixa leva com um processo disciplinar do Ministério da Educação e fica com a progressão na car-reira congelada. Pelo menos era assim antes do "vira do Minho" que tem sido a saga das avaliações.

Mas tinha eu decidido escrever sobre o Natal, e vim parar aqui! Mas sempre é melhor do que falar sobre política, desemprego, fim da recessão anunciado pela Comunidade Europeia, que também não passa o Natal em Portugal porque percebia que isto está de mal a pior! Mas tenho para mim que afinal, até existem estudos verdadeiros.

Há anos li que uma Universidade tinha descoberto que as épocas de maior stress no ano, com aumento de suicídios, divórcios e outros cenários negros eram as férias e o Natal. A vida provou-me que é mesmo assim, sobreviver às Festas não é simples. Por tudo isto, termino desejando a todos enorme paciência e que mantenham no pensamento que o recurso à violência nunca é uma boa resposta. Juntos conseguiremos ultrapassar esta época tão bonita.

In Destak 22 | 12 | 2009

3 comentários

Comentar post